RioSaúde recebe novos acadêmicos bolsistas de medicina e comunicação social

• RioSaúde recebe novos acadêmicos bolsistas de medicina e comunicação social
Publicado em 15/04/2024 - 09:26  |  Atualizado em 16/04/2024 - 15:15

A RioSaúde realizou, nesta sexta-feira (12/4), o acolhimento de 14 novos estagiários selecionados pelo Programa Acadêmico Bolsista da Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio). Os estágios terão duração de um ano e os estudantes das áreas de medicina e comunicação social atuarão, respectivamente, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) geridas pela empresa, além da sede, em Botafogo. Em 2023, 12 acadêmicos de medicina passaram pela primeira edição do programa nas unidades da RioSaúde.

– Essa é uma oportunidade de muito aprendizado e uma alternativa extracurricular de aperfeiçoamento na prática. É o momento de trocar conhecimentos, aprender, perguntar e tirar dúvidas. Hoje, estamos aqui para melhorar a qualidade de assistência no serviço público de saúde, com um sistema justo e digno, e eles serão os profissionais qualificados que queremos encontrar no futuro – explicou o diretor executivo assistencial, Daniel da Mata.

Durante o acolhimento, os estudantes puderam conhecer a estrutura da empresa e das unidades de saúde que compõem a Rede de Urgência e Emergência e receberam explicações sobre conduta e as avaliações que serão realizadas ao longo do ano. Serão avaliadas a organização e o método de trabalho, iniciativa, nível de conhecimento, facilidade de compreensão, além de fatores comportamentais, como assiduidade, pontualidade, disciplina, responsabilidade e sociabilidade.

A acadêmica de design gráfico ficará na sede auxiliando na criação de peças gráficas digitais e impressas e nas atividades de produção e adequação de sinalização e ambiência, além de participar dos processos de elaboração de identidade visual e Produção Editorial.

Já os acadêmicos de medicina, a partir da próxima semana, já iniciarão suas atividades nas UPAs Cidade de Deus, Costa Barros, Engenho de Dentro, Madureira, Rocha Miranda, Senador Camará e Sepetiba. Eles terão como principais atribuições: auxiliar no atendimento do paciente, participar nas atividades direcionadas à terapia dos pacientes, nas discussões do diagnóstico do paciente e das rotinas assistenciais (treinamentos, rounds, solicitação de vaga zero), entre outras.

A estudante Julia Domingues pretende trabalhar no SUS depois de formada e acredita que aprenderá muito na UPA Madureira (Foto: Juliana Romar/RioSaúde)

A estudante de medicina do 8º período da UnigranRio, Julia Domingues, ficará lotada na UPA de Madureira e não vê a hora de começar o estágio. Ela acredita que a oportunidade será um enorme ganho para a sua carreira:

– É uma experiência que a faculdade não consegue nos oferecer de forma tão prática. Poder viver a medicina no dia a dia, ver a evolução do paciente e conhecer todo o fluxo da unidade, além de entender um pouco mais o SUS, que é onde pretendo atuar profissionalmente, é algo muito importante. No lugar de acadêmica eu posso ver a atuação de outras pessoas, tirar minhas dúvidas, vivenciar a prática de uma emergência e me sentir muito mais segura para quando for a minha vez de atuar depois de formada.

Ao final do evento, eles receberam os links para consultar os procedimentos padronizados (POPs) e o Manual do Aluno da empresa, junto com um kit de boas-vindas.

Também tem gente nova no Gazolla

O Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, em Acari, também recebeu nesta semana 18 novos estagiários selecionados pelo Programa Acadêmico Bolsista da SMS-Rio. Eles fazem parte do Projeto Acolher e chegaram para integrar as equipes médicas, de nutrição, fisioterapia, enfermagem, fonoaudiologia e saúde coletiva.

O Projeto Acolher é uma iniciativa da SMS-Rio que visa estimular os futuros profissionais a construção de relações humanizadas com os usuários do SUS, em favor da efetivação de um serviço público de saúde qualificado e resolutivo.

Jornalista: Juliana Romar