• UPAs Magalhães Bastos e Rocha Miranda apresentam resultados do Projeto Lean em congresso
Publicado em 26/05/2023 - 17:58  |  Atualizado em 26/05/2023 - 18:01
Rejane Corrêa, o professor da UFF Robisom Calado e Leila Costa, que representou todas as UPAs do município participantes do Projeto Lean, no evento em Campinas (foto: Divulgação)

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Magalhães Bastos e Rocha Miranda participaram nesta quinta e sexta-feira (25 e 26/5) do XI Lean Six Sigma Congress, em São Paulo, onde apresentaram trabalhos e compartilharam vivências sobre o Projeto Lean Healthcare nas UPAs.

Com os temas centrais Saúde, Gestão Pública, Agro/Alimentos e Transformação Digital, o objetivo do encontro foi a integração acadêmico-profissional e a discussão dos desafios comuns do dia a dia de profissionais e empresas que buscam implementar melhorias contínuas e confiabilidade em seus  processos.

O evento, que aconteceu no Centro de Convenções da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), reuniu participantes de vários estados brasileiros para um intercâmbio de conhecimentos, através de cases, palestras, minicursos e apresentações de trabalhos.

– Foi uma experiência ímpar e gratificante participar de um projeto vanguardista na área da saúde. Apresentamos nosso trabalho sobre os avanços com o Projeto Lean na UPA Magalhães Bastos e ministramos um minicurso sobre o Huddle, uma das ferramentas de sucesso para uma mudança de cultura interna. Foi um sucesso! – explicou Rejane Corrêa, gerente desta unidade de saúde da Zona Oeste do Rio.

Na UPA Magalhães Bastos, que realiza cerca de 9 mil atendimentos por mês, os resultados apontam melhorias como a redução de 50% no tempo de espera do usuário para atendimento médico, de 89% no tempo médio de permanência geral e a diminuição da taxa de evasão geral em 64%. As mudanças incluem ainda maior conhecimento sobre ferramentas rápidas para controle de fluxo, melhoria do ambiente de trabalho, valorização de talentos e participação ativa das equipes assistenciais na tomada de decisões.

Já na UPA Rocha Miranda, que atende cerca de 10 mil pessoas por mês, no decorrer da implantação do projeto houve a redução do tempo de espera do paciente classificado como Risco Verde e do tempo de permanência na unidade em aproximadamente 50%, resultado de um processo de amadurecimento das equipes com o redesenho do fluxo de atendimento dos usuários.

– A aplicação da abordagem do Lean Healthcare na UPA Rocha Miranda tem sido uma experiência muito útil, pois auxilia na redução de desperdícios, entregando ao usuário o que ele precisa e orientando o gestor na produção de melhorias e no controle e manutenção dos processos, além de trazer à equipe assistencial a possibilidade de apreender conteúdos durante o trabalho realizado – ressaltou Alef Almeida, gerente da unidade da Zona Norte do Rio.

A implantação do Projeto Lean nas UPAs, uma parceria entre a Universidade Federal Fluminense (UFF), o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio), é uma estratégia para melhorar e acelerar o atendimento nas unidades de saúde, reduzir a superlotação, evitar os desperdícios, trazer economia de recursos, otimizar os espaços, além de ampliar a produtividade dos profissionais.

Por: Juliana Romar