Prefeitura inaugura Maternidade da Rocinha, que terá gestão da RioSaúde

• Prefeitura inaugura Maternidade da Rocinha, que terá gestão da RioSaúde
Publicado em 24/04/2024 - 10:11  |  Atualizado em 24/04/2024 - 17:22
As instalações contam com sala de parto humanizado, incluindo uma banheira. Inaugurada dia 20, a Maternidade já recebeu o primeiro bebê (Foto: Iago Campos/RioSaúde)

A Maternidade da Rocinha foi inaugurada pela Prefeitura do Rio no sábado, dia 20 de abril, com a presença do prefeito Eduardo Paes. Sob gestão da RioSaúde, a nova unidade é dedicada a partos de baixa complexidade, com o objetivo de atender a demanda da população local por atenção materna com um serviço de fácil acesso, localizado no mesmo prédio em que funciona a Clínica da Família Rinaldo de Lamare, na Avenida Niemeyer. A expectativa é que a maternidade realize cerca de 40 partos normais por mês. Em caso de necessidade, casos mais complexos serão transferidos para a maternidade do Hospital Municipal Miguel Couto, distante apenas quatro quilômetros dali.

– É bom a gente ver esse sentimento de pertencimento na cidade. O povo da Rocinha tem o direito de nascer na Rocinha. Que bom a gente poder entregar essa maternidade para vocês – disse Paes.

Tão logo foi inaugurada, o primeiro parto aconteceu já no dia seguinte (21/4). Maya nasceu no início da tarde de domingo de parto normal, com 2,9 kg e 50 cm. A mãe Priscilla Ferreira de Oliveira e o pai Gustavo da Silva Serpa, moradores da Rocinha, nasceram no Miguel Couto, assim como o primeiro filho do casal, Gael, de três anos. Para eles, dar à luz à filha ao lado de casa foi um privilégio. Mãe e bebê passam bem e já receberam alta.

Priscilla Ferreira com a sua filha Maya, a primeira bebê a nascer na Maternidade. O parto, que foi normal, aconteceu no dia seguinte à inauguração (Foto: Iago Campos/RioSaúde)

A maternidade é equipada com um centro cirúrgico, uma sala de recuperação pós-anestésica, uma sala de pré-parto, parto e puerpério (PPP), sala de observação clínica e quatro leitos obstétricos. As instalações estão distribuídas pelo primeiro e pelo oitavo andares do prédio.

A entrada da Maternidade, no térreo, onde ficam a recepção, farmácia e salas de atendimento (Foto: Rodrigo Pereira/RioSaúde)

Além de se tornar uma referência da região para receber o nascimento dos bebês, a unidade dispõe de uma sala de visitação do Programa Cegonha Carioca, serviço presente em todas as maternidades municipais. As mães poderão receber importantes informações sobre a hora do parto e conhecer a unidade onde darão à luz. O Programa realiza ações de orientação junto às gestantes e distribui o Enxoval Cegonha, assim como realiza incentivos ao pré-natal e transporte em ambulância para a maternidade, com acompanhamento de enfermeiras obstétricas.

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio passa a oferecer 13 maternidades e uma casa de parto, após as inaugurações neste mês da Maternidade da Rocinha e do Hospital Maternidade Paulino Werneck, na Ilha do Governador. As unidades somam mais de 700 leitos obstétricos e mais de 290 leitos de UI/UTI neonatal.

Jornalista: Rodrigo Pereira