• RioSaúde implanta Prontuário Eletrônico em Rede nos polos de atendimento de dengue
Publicado em 11/03/2024 - 10:31  |  Atualizado em 11/03/2024 - 11:23
RioSaúde customizou as fichas de cadastro com campos de preenchimento voltados especificamente para os atendimentos de dengue (Foto: Iago Campos/RioSaúde)

A RioSaúde segue avançando no âmbito tecnológico para oferecer uma melhor assistência nos serviços de saúde à população carioca. Pioneira na implantação do Prontuário Eletrônico em Rede nas unidades de saúde pública da cidade, agora a empresa amplia a oferta do sistema levando a funcionalidade para os polos de atendimento para pacientes com dengue.

O Prontuário Eletrônico em Rede começou a ser implantado nas unidades geridas pela RioSaúde no segundo semestre de 2023, levando inovação e possibilitando uma assistência com mais qualidade ao usuário. Através dele, todos os profissionais de saúde têm acesso mais ágil, integrado e eficiente ao histórico completo do paciente em outras unidades da rede municipal de saúde, incluindo diagnósticos, quadro alérgico, resultados de exames, internações e cirurgias anteriores, dentre outras informações.

Agora, a RioSaúde leva essa tecnologia, de forma customizada, para os polos de dengue, por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Mas a inovação continua e a RioSaúde não só vem implantando o sistema desde fevereiro, como também adequou as fichas de cadastro com campos de preenchimento voltados especificamente para os atendimentos de dengue, como os sintomas e CIDs (Classificação Internacional de Doenças) de arboviroses.

Até o momento, dos 11 polos de atendimento de dengue espalhados pela cidade, a RioSaúde já implantou o prontuário customizado em sete: Benfica, Botafogo, Curicica, Del Castilho, Madureira, Santa Cruz e Tijuca.

Os polos funcionam de domingo a domingo, das 7h às 19h, e são preparados para o diagnóstico e tratamento de pessoas com dengue, com pontos para hidratação venosa ou oral, conforme cada caso. Os pacientes com quadros mais graves são transferidos para leitos dedicados à dengue nos hospitais da rede municipal.

No dia 5 de fevereiro, o prefeito Eduardo Paes instituiu “estado de emergência de Saúde Pública em razão da epidemia de dengue na cidade do Rio de Janeiro”. Desde então, a Prefeitura vem tomando várias medidas para minimizar os impactos e garantir a segurança da população, com ações de combate ao vetor, ampliação da assistência de saúde à população e campanha de vacinação contra a dengue.

Jornalista: Juliana Romar