RioSaúde apresenta seus resultados de 2023 e o planejamento para 2024

• RioSaúde apresenta seus resultados de 2023 e o planejamento para 2024
Publicado em 31/01/2024 - 14:35  |  Atualizado em 31/01/2024 - 15:15
Daniel Soranz, com o presidente da RioSaúde, Roberto Rangel, abre o encontro que marcou a apresentação do Planejamento 2024 da empresa (Foto: Carlos Erbs Junior)

A RioSaúde apresentou ontem (30/1), como parte da agenda da Semana de Planejamento promovida pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio, os seus resultados do ano passado e o planejamento para 2024. Com a presença do secretário de Saúde Daniel Soranz e diversos gestores da área da saúde no auditório do Hospital Souza Aguiar, o presidente da empresa, Roberto Rangel, fez uma ampla apresentação mostrando o quanto se avançou em 2023 e reforçando o compromisso com a saúde pública carioca, por meio de novas metas para esse ano.

Na abertura, Soranz destacou o trabalho e as respostas que vêm sendo dadas pela RioSaúde. “Já podemos nos orgulhar de ser a maior empresa pública de saúde do Brasil, depois da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). E precisamos mostrar que temos uma empresa pública de qualidade, como fizemos de forma brilhante durante a pandemia, com a atuação do Hospital Ronaldo Gazolla, e também com as revitalizações das UPAs, no último ano. Estamos crescendo muito”, afirmou, antes de passar a palavra a Roberto Rangel.

Roberto pontuou, na fala de abertura, o cenário caótico encontrado na RioSaúde quando a atual gestão municipal assumiu, em 2021, e o consequente impacto nos processos e resultados. “Desde então vem sendo feito um trabalho muito forte de reestruturação no intuito de reorganizar a empresa para podermos fazer as entregas que a população espera. A partir de 2022 intensificamos essa organização e, em 2023, consolidamos com importantes avanços. Esse nesse ano temos que avançar muito mais em iniciativas fundamentais para a saúde pública”.

A RioSaúde encerrou 2023 com mais de 15 mil funcionários e 22 convênios firmados. Para oferecer recursos humanos qualificados para atuar nas unidades sob sua gestão, foram abertos 437 processos seletivos, com editais e resultados divulgados. Reduziu de 70% para 3% os contratos emergenciais. Por meio da realização de 153 palestras, capacitou 5.315 colaboradores no tema da Integridade. “A área da Integridade na RioSaúde cresceu bastante, pois algo que cobramos muito em nossas ações é a transparência. Hoje, o cidadão tem acesso as nossas demonstrações contábeis, licitações, contratos, políticas e outros documentos através do nosso site. E dentro desse escopo, cobramos e prezamos pela conduta ética dos nossos colaboradores, estabelecendo diretrizes e princípios a serem seguidos por todos”, afirmou Rangel. Ele também destacou a revitalização de 5 UPAs e reinauguração da de Del Castilho e a melhora na ambiência das unidades. As 12 UPAs sob gestão da empresa realizaram, juntas, mais de 1,7 milhão de atendimentos em 2023. A parte de tecnologia da informação também recebeu amplo destaque, pelos avanços conquistados na modernização, automação e digitalização de processos.

Por esses e outros resultados, Roberto exaltou o trabalho e o compromisso dos cerca de 15 mil colaboradores da empresa em elevar a qualidade da saúde para os cariocas e fez um agradecimento. “A todos os gestores presentes, a SMS-Rio e a Prefeitura por serem partes fundamentais em nossos desafios diários, um muito obrigado. Juntos, seguimos trabalhando incansavelmente!”, finalizou.

Jornalista: Rodrigo Pereira