• Profissionais do Rocha Faria recebem treinamento em atendimento a múltiplas vítimas
Publicado em 11/04/2024 - 15:46  |  Atualizado em 11/04/2024 - 16:28
A médica Cleopatra apresentou sua experiência de mais de 20 anos em procedimentos que envolvem múltiplas vítimas (Foto: Letticia Paz/RIoSaúde)

Os profissionais do Hospital Municipal Rocha Faria participaram nesta quinta-feira, 11 de abril, de um treinamento sobre atendimento em casos com múltiplas vítimas. O objetivo: preparar a equipe e a unidade para receber de forma efetiva, ágil e eficiente as vítimas nessas situações.

O treinamento foi dado pela médica neurocirurgiã Cleopatra Gringauz, que atua há 24 anos no Hospital Municipal Souza Aguiar, 12 deles chefiando a equipe do plantão de emergência.

A médica explicou os protocolos a serem adotados em casos de chegada de múltiplas vítimas. Nessa situação, os hospitais seguem um protocolo conhecido como “Protocolo de Atendimento a Múltiplas Vítimas” (PAMV). Esse protocolo envolve a triagem rápida e eficiente das vítimas para determinar a gravidade de seus ferimentos e priorizar o atendimento com base nessa avaliação. Além disso, o PAMV também inclui a coordenação entre diferentes departamentos do hospital, o aumento da capacidade de atendimento e a comunicação eficaz com outras instituições de saúde, se necessário. Essas medidas visam garantir que todos os pacientes recebam o atendimento adequado o mais rápido possível.

Ela destacou como a chegada de muitas vítimas em pouco tempo desequilibra a normalidade do funcionamento do hospital e a única saída, nestes casos, é a unidade contar com esse plano de emergência para casos assim.

Dentre situações reais citadas pela médica, em que o protocolo se fez necessário, estão: o desabamento da arquibancada do estádio de São Januário no ano 2000, o acidente com o bondinho de Santa Tereza (2011) e a tragédia no Morro do Bumba, em Niterói (2010).

Cleopatra destacou a importância de toda equipe médica estar preparada nestes casos.
– Você nunca sabe quando pode acontecer. Então é preciso estar preparado sempre. Até um posto de saúde, mesmo se não tiver um posto cirúrgico, precisar ter noções, por exemplo, de como fazer uma triagem efetiva no primeiro atendimento.

Jornalista: Yuri Neri

A Empresa Pública de Saúde do Rio de Janeiro – RioSaúde é responsável pela gestão de diversas unidades de saúde do município e tem como foco planejar, coordenar e executar ações estratégicas, buscando oferecer à população carioca um serviço público de excelência, mais ágil, de melhor qualidade e humanizado no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

• ENDEREÇO:
    Rua Dona Mariana, 48 – Botafogo
    Rio de Janeiro/RJ – CEP: 22280-020

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

• DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:
    ligue 1746 ou (21) 3460-1746, quando estiver em uma cidade com código de área diferente do 21.

PORTAL:
    www.1746.rio

ESPAÇO DO COLABORADOR
    Se você é colaborador da RioSaúde, clique aqui.