Ouvidoria do Gazolla é premiada pelo bom atendimento à população

• Ouvidoria do Gazolla é premiada pelo bom atendimento à população
Publicado em 21/03/2024 - 11:01  |  Atualizado em 01/04/2024 - 10:31
(Da esq. pra dir.) A ouvidora da SMS-Rio, Cristina Keiko; a ouvidora do Gazolla, Lydia Maia, com a placa de reconhecimento; o ouvidor geral do município do Rio, Samir Costa; a coordenadora de Relacionamento com o Cidadão da Prefeitura, Gabriela Gervason; e o ouvidor da RioSaúde, Clébio Borges (Foto: Iago Campos/RioSaúde)

O Hospital Municipal Ronaldo Gazolla (HMRG), em Acari, foi reconhecido na segunda-feira (18/3) por sua atuação no atendimento à população, tendo sua Ouvidoria premiada na categoria de “Setor mais Elogiado em 2023”. A premiação aconteceu durante o evento em homenagem ao Dia Nacional do Ouvidor, realizado no auditório do Centro Administrativo São Sebastião, sede da Prefeitura do Rio, na Cidade Nova. O encontro anual reuniu cerca de 150 pessoas, entre profissionais das ouvidorias municipais do Rio e autoridades, para celebrar a data, comemorada em 16 de março.

– Esse é um dia muito importante. Todos os ouvidores representam aquela instância em que o cidadão precisa de alguma coisa do serviço público e de se sentir representado na Prefeitura do Rio. E vocês, ouvidores, têm papel fundamental nisso e devem se esforçar ao máximo para que ele tenha as suas necessidades atendidas. Por isso, essa premiação anual vem para estimular os órgãos, as boas práticas e uma melhora contínua na qualidade de nossas respostas – disse Fernando Ivo Cavalcante, Subsecretário de Transformação Digital.

Durante o evento, quatro órgãos municipais foram reconhecidos e premiados com placas de homenagens por suas atuações em 2023, com base em indicadores como prazo de atendimento, qualidade das respostas e elogios recebidos: as secretarias de Ordem Pública (Performance Alta Demanda) e da Pessoa com Deficiência (Performance Média e Baixa Demanda), a Rioluz (Destaque do Ano) e o Hospital Municipal Ronaldo Gazolla (Setor mais Elogiado).

Em 2023, o HMRG recebeu um total de 1.585 demandas da ouvidoria, sendo 566 elogios sobre o bom atendimento, entre outras. Para a ouvidora da unidade, Lydia Maia, esse prêmio é um reconhecimento ao trabalho de todos os profissionais da unidade:

– Estou muito feliz, principalmente pelos pacientes e familiares porque ninguém entra pro hospital porque quer, então, o mínimo que temos que oferecer é um acolhimento, uma fala que abrace de verdade. Hoje, muitas demandas são sobre agendamento de consultas. Mas a maioria é sobre elogios relacionados ao acolhimento das famílias. Isso tudo é resultado de uma gestão comprometida e, também, dos profissionais do hospital porque essa premiação também é fruto do trabalho deles – destacou.

Também foram apresentados o Censo do Sistema Municipal de Ouvidoria 2024 e o Anuário 2023 do Sistema Municipal de Ouvidoria, que é uma compilação dos esforços e conquistas alcançadas no ano passado.

– A atuação das ouvidorias auxilia no direcionamento a uma cidadania mais plena e justa. O ouvidor quando assume a missão de auxiliar na resolução de demandas do cidadão torna-se um agente de transformação, identificando oportunidades de melhorias e mudando a perspectiva do cidadão em relação aos serviços públicos. E isso é um insumo na construção de uma administração pública transparente e mais eficiente – destacou Samir Costa, ouvidor geral do Município do Rio de Janeiro.

A Ouvidoria da Prefeitura, ligada à Casa Civil, é coordenada pela Subsecretaria de Transformação Digital e, só em 2023, recebeu 217.274 chamados. Atualmente, possui 80 núcleos distribuídos entre os órgãos municipais e conta com 152 profissionais atuando no sistema de ouvidoria, gerenciado pela Coordenadoria de Relacionamento com o Cidadão, também responsável pela Central 1746.

Jornalista: Juliana Romar

A Empresa Pública de Saúde do Rio de Janeiro – RioSaúde é responsável pela gestão de diversas unidades de saúde do município e tem como foco planejar, coordenar e executar ações estratégicas, buscando oferecer à população carioca um serviço público de excelência, mais ágil, de melhor qualidade e humanizado no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

• ENDEREÇO:
    Rua Dona Mariana, 48 – Botafogo
    Rio de Janeiro/RJ – CEP: 22280-020

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

• DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:
    ligue 1746 ou (21) 3460-1746, quando estiver em uma cidade com código de área diferente do 21.

PORTAL:
    www.1746.rio

ESPAÇO DO COLABORADOR
    Se você é colaborador da RioSaúde, clique aqui.